A arte de ser feliz

Nada contra a vaidade feminina, amo! Eu mesma sou vaidosa e estimulo todo mundo a se cuidar!!! Mas a diferença entre ser vaidosa e não gostar de si mesma é grande. Todas nós somos mais bonitas quando nos produzimos e nos cuidamos, mas isto não quer dizer que não tenhamos nossa beleza natural. Ter alguns defeitinhos no corpo e na pele não é um problema, o problema é dar ouvidos a tudo o que os outros falam. É precisar da aprovação e da admiração dos outros. É invejar as outras pessoas, como as artistas ?photoshopadas? das revistas. A própria Bruna Marquezine, sinônimo de beleza perfeita, comprou uma briga com o diretor desta última novela porque ele ordenou que ela tirasse a canga durante uma filmagem na praia, ela se recusou, ficou com medo de que aparecessem as estrias. Os defeitinhos ninguém mostra (lógico!), então, cria-se uma ilusão de que a perfeição é algo alcançável.

Faça o teste. Ao olhar no espelho, você pensa:

  1. Quando está com uns quilinhos a mais:
    • Bom que eu fico mais gostosa, minha calça jeans está mais recheada, mas vamos tratar de escolher uma blusinha mais soltinha para disfarçar os pneuzinhos. Tenho que me cuidar para perder estes quilinhos, senão a coisa desanda.
    • Nossa, como estou gorda, feia, nada me cai bem, não tenho roupa!!! Não quero mais sair de casa enquanto não conseguir emagrecer...!!!!
  2. Quando está com uns quilinhos a menos:
    • Vou aproveitar para usar aquele jeans encostado. Minha barriga está sequinha... aquele vestidinho justinho vai ficar demais!!!
    • Cadê a minha bunda??? Como meus seios estão murchos! Não posso emagrecer porque fico mais velha, com mais rugas... Nossa, estou horrível....!!!!
  3. Quando você escova o cabelo, faz maquiagem e está toda linda e poderosa:
    • Estou linda demais, vou arrasar hoje! Tenho que me produzir mais vezes...
    • Ah... agora sim!!! Tenho vergonha de sair com meu cabelo natural e com aquela pele horrorosa.

Se vocë respondeu a primeira alternativa, parabéns! Você é segura de si e tem ótima relação com sua aparência.

Se você respondeu a segunda alternativa, pense sobre os conselhos do filósofo alemão Arthur Shopenhauer sobre a felicidade:

  • evitar a inveja;
  • cultivar a saúde, conforto e bem-estar;
  • não se preocupar demais com o passado e futuro, viver bem o presente, sem sofrimentos;
  • observar quem está em situação pior do que a sua.

Se você se interessar em saber mais, pode encontrar no livro A Arte de Ser Feliz, que reúne as suas idéias sobre o tema. 

Não deixem de ver que lindo o clipe de Try (abaixo), da cantora americana Colbie Caillat. O tema da música é justamente esse: não depender de artifícios para se sentir bonita, gostar de você mesma do jeito que você é.

Artigos relacionados


Perguntas

Camila
Outros
"Você atende Unimed?"

Rosimeiry
Abdominoplastia, Lipoaspiração, Preços
"Oi Dr Renata moro aqui em Brasília e tô querendo ir até aí para uma avaliação gostaria de saber mais ou menos o valor da abdominoplastia com lipoescultura e o valor da consulta. Obrigada "