A escolha de um bom hospital

Como nem todo médico atende no mesmo hospital que opera, é muito importante que você conheça o local onde será realizada a sua cirurgia. No início de maio, publiquei um post com orientações para uma cirurgia mais segura e o último item dizia: procure um bom cirurgião e um bom hospital. Algumas pessoas me questionaram: e o que seria um bom hospital? O que preciso fazer?

Referências

Busque referências pessoais sobre o hospital, converse com quem já tenha feito tratamento ou cirurgia nele para ter uma informação pessoal. 

Infraestrutura

A infraestrutura e equipamentos são parte fundamental. Questione se possui todos os recursos para realizar a operação e o pós-operatório, para atender as intercorrências, possíveis complicações, urgências e emergências. Se informe sobre a higiene do local, se possui Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) atuante pois nem sempre é. Veja se possui uma boa sala de recuperação anestésica (RPA) que é obrigatória mas negligenciada em muitos hospitais. Se puder fazer uma visita no local, melhor ainda. A qualidade da acomodação, as macas e equipe de enfermagem treinada também são importantes para o sucesso da operação. Fuja de hospitais com pouca estrutura.

Preço

Não deixe o preço definir suas escolhas. Neste caso, é difícil fugir do jargão: ?O barato pode sair muito caro?, afinal, quanto vale a sua vida?

Assuntos relacionados: outros, segurança