A importância da avaliação pré-anestésica

Apesar de ser rotineira há vários anos, algumas pessoas ainda perguntam e estranham a consulta pré-anestésica, dizendo que nunca ouviram falar sobre isto. 

Esta consulta pré-anestésica é feita em um consultório médico, diretamente com médico anestesiologista e tem como principal objetivo troca de informações e orientações quanto aos cuidados pré e pós-anestésicos, esclarecer todas as dúvidas dos pacientes e familiares em relação à anestesia. Os principais pontos a serem abordados e checados são:

  • Avaliar as condições clínicas e os exames pré-operatórios do paciente, estabelecer o risco anestésico-cirúrgico, possibilitando ao anestesiologista se preparar com equipamentos e drogas mais adequados a cada caso.
  • Permitir ao anestesiologista se inteirar de possível medicação que o paciente faça uso e suas consequências para o ato cirúrgico-anestésico.
  • Estabelecer relação médico-paciente entre o anestesiologista e o paciente que será operado, o que diminuirá a ansiedade e aumentará a confiança do paciente.
  • O anestesiologista poderá explicar a técnica anestésica adequada que será utilizada durante o procedimento, bem como suas possíveis complicações. O paciente terá a oportunidade de tirar todas as suas dúvidas em relação a anestesia.
  • Diminuir ao máximo as chances da cirurgia ser adiada ou mesmo suspensa devido a um preparo inadequado do paciente.

Assuntos relacionados: outros