As 3 fases da prótese de mama

A maioria das pacientes que colocam prótese passam pelas 3 fases descritas a seguir. Se você souber disto antes da sua cirurgia, pode lhe poupar de um período de angústia desnecessária.

Primeira fase

Estranhamento - 1º mês. 

A mama está bem inchada, com a pele bastante esticada. As pacientes estranham todo aquele volume e ficam com medo de ficar muito grandes e muito separadas.

Segunda fase

Preocupação - 3 a 6 meses. 

As mamas começam a desinchar e maneira desigual, uma sempre desincha e amolece primeiro. Também é comum uma recuperar a sensibilidade primeiro, doer mais do que a outra e a paciente achar que há algo errado. Continua a preocupação com o tamanho, mas agora ficam com medo de ficar muito pequenas, já que estavam se acostumando com o volume delas inchadas. O sutiã de pós-operatório também não valoriza os seios.

Terceira fase

Satisfação. 

As mamas adquirem consistência mais natural, com mais movimento, mais simétricas, com pólo inferior mais arredondado e novo sulco mamário formado. A cicatriz fica mais discreta. A paciente passa se acostumar com o tamanho que escolheu. Além disso, passa a ter liberdade de usar o sutiã que quiser ou até ficar sem sutiã, aproveitando melhor o resultado. 

Assuntos relacionados: prótese de mama



Artigos relacionados


Perguntas

Jessica Soares
Prótese de mama
"Olá! Gostaria de saber se corro o risco de ter o efeito dupla bolha em uma protese de poliuretano subglandular? Agradeço desde já."

Andrea
Preços, Prótese de mama
"Olá Renata, gostaria de saber quanto fica pra colocar silicone nos seios de 300 ml em cada. Eu sei que depende de uma avaliação do paciente, mas pelo menos um valor aproximado."