Cicatrização de qualidade: o que o paciente pode fazer para garanti-la?

O sucesso de uma cirurgia plástica está diretamente relacionado a uma cicatrização de boa qualidade. Muitas pessoas que irão passar por procedimentos cirúrgicos temem ficar com uma cicatriz ruim, o que pode até comprometer o resultado e afetar a autoestima.

O segredo está na confecção da melhor cicatriz possível, escolhendo o melhor local (o menos visível, posicionando a cicatriz de acordo com as linhas de força da pele), com fios adequados e de boa qualidade e fazendo uso de técnicas pouco traumáticas. 

Porém, é importante lembrar que, para uma boa cicatrização, além da técnica do cirurgião e da qualidade do material utilizado, o paciente tem papel fundamental. É necessário seguir à risca as indicações pós-operatórias, como:

- Manter-se em repouso;

- Usar adequadamente as pomadas que indicamos;

- Não fumar;

- Ter uma alimentação balanceada, rica em vitamina C, vitamina E, peptídeos, etc;

- Hidratar-se bem.


Existe ainda um último fator que não depende de nós, cirurgiões, e nem dos cuidados dos pacientes: a genética. Existem pessoas que, mesmo fazendo tudo errado, cicatrizam bem e as que fazem tudo certo e cicatrizam mal. O mais importante é fazer muito bem a nossa parte!


CRM 12048/GO RQE 7031

Assuntos relacionados: gluteoplastia, lipoaspiração, mamoplastia redutora, otoplastia, outros



Artigos relacionados


Perguntas

Valderi
Otoplastia
"Otoplastia, eu gostaria de fazer a cirurgia para corrigir orelhas de abano. Para fazer só a avaliação é cobrado? Qual o valor? Obrigado."

Camila
Outros
"Você atende Unimed?"