Cirurgia Plástica e Anticoncepcional

Essa é uma dúvida recorrente que as pacientes trazem as consultas: Deve-se ou não interromper o uso do anticoncepcional antes da cirurgia?

Os anticoncepcionais tem como principal função a prevenção da gravidez. Porém, seu uso crônico aumentam as chances de trombose, uma das complicações mais temidas nas cirurgias plásticas. Portanto, seu uso pode ser suspenso no pré e pós cirúrgico para aumentar a segurança da cirurgia.

O diálogo entre o médico e paciente deve ser extremamente franco, para que a cirurgia seja devidamente planejada e o médico possa identificar se o uso da medicação deve ser suspensa, caso a caso. Levando em consideração, os fatores de risco de cada paciente e procedimento a ser realizado.

Em cirurgias de baixo risco, às vezes os cirurgiões permitem a continuidade do anticoncepcional, especialmente quando a menstruação pode incomodar a paciente no pós-cirúrgico, como ocorre por exemplo com a cirurgia íntima.

Converse com seu cirurgião e faça os exames pré operatórios!


Artigos relacionados


Perguntas

Valderi
Otoplastia
"Otoplastia, eu gostaria de fazer a cirurgia para corrigir orelhas de abano. Para fazer só a avaliação é cobrado? Qual o valor? Obrigado."

Juliana Damasceno
Clitoroplastia
"Queria fazer a cirugia no meu clitóris e nos grandes lábios "