Cirurgia plástica ou exercícios físicos?

Culotes e gordura localizada

Principal motivo de reclamação das mulheres, a gordura localizada é uma inimiga muito difícil de vencer. Se a pessoa estiver acima do peso, ao emagrecer, o problema talvez seja resolvido sem necessitar de uma cirurgia. Porém, quando a gordura é acumulada excessivamente em uma região específica (como nos culotes ou cintura), causando uma desarmonia na silhueta corporal, e a pessoa não deseja perder peso, a lipoaspiração é o procedimento mais indicado. Massagens locais melhoram sutilmente e de forma provisória. O exercício físico e a utilização do ultrashape no local podem dar bons resultados, mas o procedimento cirúrgico é mais eficaz como solução definitiva.

Abdome

O emagrecimento é eficiente para reduzir o volume abdominal, principalmente se a pessoa possuir acúmulo de gordura intraperitoneal (por dentro do abdome). A perda de peso associada a atividades físicas aeróbicas trará, além da perda de volume, outros benefícios que envolvem saúde, disposição e qualidade de vida. A musculação também é importante no fortalecimento dos músculos abdominais, deixando o abdome com um aspecto bem melhor. Assim, muitas pessoas conseguem ter um bom resultado sem necessitar de cirurgia. Porém, há aqueles casos onde a perda de volume, seja por emagrecimento, seja por gestação, gera flacidez de pele e diastase (afastamento) da musculatura abdominal - defeito que causa o malfadado ''estômago alto''. Nestes casos, se a pessoa sonha com a ''barriga chapada'', somente conseguirá com a cirurgia de abdominoplastia.

Seios

A atividade física enrijece a musculatura peitoral, mas promove a perda de gordura, o que pode fazer com que os seios diminuam de tamanho e ocasionar flacidez de pele. Se o objetivo é ter seios maiores, a cirurgia para colocar uma prótese de silicone é mais indicada. Se a mulher for satisfeita com o tamanho, a flacidez pode ser corrigida com uma cirurgia chamada de mastopexia, que promove a supensão das mamas.

Assim, podemos concluir que cirurgia plástica e atividades físicas, não são concorrentes e, sim, complementares. O mais importante é que a pessoa se sinta bem consigo mesma. Cuide-se!

Assuntos relacionados: abdominoplastia, lipoaspiração, mastopexia, prótese de mama



Artigos relacionados


Perguntas

Rosimeiry
Abdominoplastia, Lipoaspiração, Preços
"Oi Dr Renata moro aqui em Brasília e tô querendo ir até aí para uma avaliação gostaria de saber mais ou menos o valor da abdominoplastia com lipoescultura e o valor da consulta. Obrigada "

Patrícia Araújo
Mastopexia
"Dra., vou fazer 30 anos, tenho 3 filhos e amamentei os três por muito tempo. Minhas mamas ficaram muito flácidas e caíram bastante! Não tenho vontade de colocar prótese. Acha que posso tirar a flacidez e levantar um pouco sem prótese?"