Clitoroplastia

A clitoroplastia é uma cirurgia pouco conhecida porque o assunto ainda é um tabu, as mulheres dificilmente conversam sobre isto e se envergonham de contar sobre o problema. Clitoroplastia é o nome que se dá para a cirurgia de correção estética do clitóris. Na maioria dos casos, as queixas se devem ao grande volume do clitóris, ao excedente de pele sobre ele, ou ambos.

A maioria das queixas é estética, porém algumas mulheres dizem que o excesso de pele atrapalha a fricção normal da zona erógena durante o ato sexual, alegando dificuldades em atingir o orgasmo. Nestes casos, a remoção do excesso de pele aumenta a exposição do clitóris, ajudando a resolver o problema. Vale lembrar que as dificuldades com o clímax também podem ser psicológicas, especialmente quando a mulher não está à vontade com o próprio corpo. 

A hipertrofia do clitóris pode aparecer naturalmente durante a puberdade ou, mais comumente, devido a alterações hormonais como hiperplasia adrenal, gestação, envelhecimento e o uso de testosterona e outros esteróides, sendo esta a causa mais frequente. Nos casos de hipertrofia, é necessário fazer um reposicionamento do clitóris por meio de uma fixação do mesmo mais profundamente ao púbis, reduzindo a sua exposição. Em casos mais importantes, pode ser necessário uma redução real do seu volume, mas com preservação de seu feixe vascular e nervoso sensitivo.

A cirurgia pode ser associada a redução dos pequenos lábios e enxerto de gordura nos grandes lábios, se houver indicação. O enxerto serve para deixar a genitália mais escondida e com aparência mais jovem, sobretudo quando os grandes lábios se apresentam "murchos". 

Clitoroplastia é um procedimento relativamente simples, podendo ser realizada com anestesia local e com poucas complicações. Não é necessário retirar pontos e não exige muito tempo de repouso, geralmente 1 semana é suficiente para retornar às atividades diárias. Porém, o tempo de abstinência sexual deve ser maior, normalmente de 30 dias.

Na consulta médica será explicado como é todo o procedimento, recuperação, cicatrização, cuidados pós-operatórios, riscos, custos, etc. Mas já espero ter ajudado com esse pouco de informação. 

Assuntos relacionados: clitoroplastia, ninfoplastia



Artigos relacionados


Perguntas

Juliana Damasceno
Clitoroplastia
"Queria fazer a cirugia no meu clitóris e nos grandes lábios "

Lilian
Clitoroplastia
"Perda de sensibilidade do clitóris após uso involuntário de testosterona o clitóris aumentou de tamanho e creio que o atrito deixou a pele menos sensível ao toque. Hoje não tenho mais orgasmos clitorianos. Existe alguma solução?"