Como prolongar o efeito do Botox

Uma das dúvidas mais recorrentes que ouço no consultório e recebo nos meios de comunicação é sobre a durabilidade dos efeitos do tratamento com toxina botulínica. Se você também tem essa dúvida, provavelmente sim, vou ajudar a esclarecer.

No geral, os resultados vão se perdendo gradativamente após alguns meses, acabando de fazer efeito ao final de 6 meses. Há casos em que os efeitos duram mais, outros menos, variando de acordo com cada paciente. Existe ainda um benefício de longo prazo que, mesmo passados os 6 meses, as pessoas que fazem toxina há muitos anos não apresentam mais tantas rugas. Este efeito prolongado é por causa da atrofia muscular no local.

Existem fatores influenciadores próprios de cada paciente, como fumo, uso de medicamentos controlados, falta de hidratação da pele e sistema imunológico que produz anticorpos contra a toxina. A duração também está relacionada a fatores técnicos: o produto deve estar novo; a aplicação deve ser profunda em algumas regiões, superficial em outras; determinados músculos exigem uma dose maior dependendo da força de contração; etc.

O que você pode fazer? As 3 dicas principais para aumentar a durabilidade da sua toxina são:

  • Aproveite o efeito educativo da toxina. O que é isto? Quando você tem uma expressão muito forte, sob efeito do produto, você vai tentar fazê-la e não vai conseguir. Então, desacostume-se com ela! Aproveite para deixar contrair aquela região e tenha um resultado mais prolongado.
  • Mantenha os músculos da mímica facial relaxados na medida do possível, evite contrair o rosto, fazer expressões. Esta dica serve principalmente para quem malha pesado, se policie durante os exercícios!
  • Realize a aplicação com bons profissionais, que não vão aproveitar produto aberto há muito tempo ou economizar na quantidade de unidades injetadas.

Assuntos relacionados: toxina botulínica



Artigos relacionados


Perguntas

Paula Campos
Toxina Botulínica
"É verdade que o botox faz a pele do rosto ficar mais flácida após usar por muitos anos se eu parar de usar? Acho lindo mas tenho muito medo."