Contaminação em salão de beleza - 5 cuidados básicos para se proteger

As hepatites virais nem sempre apresentam sintomas, a mesma coisa vale para HIV. Ou seja, muita gente pode ter e nem saber. Por isso, é muito importante que você tenha cuidados, principalmente numa rotina que achamos tão comum: salão de beleza!

Você que frequenta salão de beleza para fazer as suas unhas e até mesmo você que é manicure, é importante tomar alguns cuidados. Abaixo, 5 medidas simples que protegem clientes e profissionais:

  • Lavar bem as mãos com água e sabão líquido, antes e depois de atender cada cliente.
  • Use luvas descartáveis apenas uma vez e troque-as ao terminar cada atendimento. 
  • Utilize toalhas individuais, troque a cada cliente. O ideal é utilizar as toalhas descartáveis. Toalhas de tecidos devem ser
  • lavadas e embaladas em saco plástico individual, guardadas em local limpo, seco e arejado. 
  • Os instrumentos de trabalho devem ser esterilizados em autoclaves. O ideal é que cada cliente possua seu kit. Estimule os clientes a levarem seus próprios instrumentos.
  • Materiais como lixa para unhas e pés, palitos, protetores de plástico para cubas e bacias, devem ser descartáveis. 

O uso de materiais esterilizados é o mais importante deles. É importante que, você como cliente, valide isso no salão que você frequenta, caso não leve o seu material. Se o cuidado necessário vier de ambas as partes (clientes e profissionais da área), o risco de contágio se torna muito menor. 

É importante ter cuidado também com outros procedimentos, como depilação e micropigmentação. Todo o material utilizado deve ser descartável e seguir as recomendações de higienização. 

Utilidade pública: As manicures, pedicures, depiladores e outros profissionais expostos ao risco, têm direito à vacina contra a Hepatite B gratuitamente. Procure uma unidade de saúde e se informe. 

Assuntos relacionados: outros