Dicas para aliviar a prisão de ventre no pós-operatório

A obstipação intestinal, mais conhecida como prisão de ventre, é muito comum em mulheres. Mais comum ainda após abdominoplastias. Nesta situação, ela deve ser especialmente evitada pois pode comprometer o resultado da cirurgia.

Dicas para aliviar a prisão de ventre pós cirurgia:

  • Abuse dos alimentos ricos em fibras: ameixa, mamão, laranja com bagaço, frutas secas, linhaça, aveia, gérmen de trigo, hortaliças, etc. Se necessário, use suplemento de fibras.
  • Beba muito líquido, de preferência, água de coco natural ou soro de hidratação oral de farmácia. Para ver se está suficiente, basta avaliar a diurese: a urina tem que sair clara e abundante.
  • Não fique o tempo todo deitada, ande mais. Pequenas caminhadas estimulam o peristaltismo intestinal.
  • Jamais use laxantes! Se não resolver sozinha, comunique imediatamente o médico, ele pode prescrever o tratamento mais adequado como lactulona, supositório de glicerina e, em último caso, até fleet enema. Mas nunca use laxantes.

Assuntos relacionados: abdominoplastia



Artigos relacionados


Perguntas

Rosimeiry
Abdominoplastia, Lipoaspiração, Preços
"Oi Dr Renata moro aqui em Brasília e tô querendo ir até aí para uma avaliação gostaria de saber mais ou menos o valor da abdominoplastia com lipoescultura e o valor da consulta. Obrigada "

Danielle de souza abreu
Abdominoplastia, Prótese de mama
"Olá Dra. Já fiz prótese e abdômen aqui na minha cidade (Inhumas). Até retoque eu fiz, mas não estou satisfeita. Tenho plano de saúde Unimed, você atende pelo plano? Eu queria saber se o plano cobre algum procedimento."