Dieta e exercícios podem finalmente reverter o relógio biológico

Há vários estudos demonstrando a relação entre o encurtamento dos telômeros e o envelhecimento do organismo. Mas um novo estudo indica que é possível inverter isso e fazer os telômeros voltarem a crescer. Ou seja, ficar biologicamente e fisicamente mais jovem.

O que são os telômeros?

À medida que vivemos, as nossas células vão se multiplicando para substituir as que morrem. Este processo promove um desgaste de uma estrutura que fica na ponta dos cromossomos, chamada telômeros. Eles são fundamentais para reprodução celular, pois evitam que os cromossomos se despedacem durante a multiplicação do DNA. Assim, com o desgaste dos telômeros, a multiplicação celular vai ficando comprometida, promovendo o envelhecimento e morte do organismo.

O que o estudo fez?

Uma equipe do Instituto de Pesquisa em Medicina Preventiva, na Califórnia, acompanhou dez idosos. Eles foram submetidos a uma dieta controlada, com apenas 10% de gordura e rica em alimentos saudáveis (verduras, legumes e grãos integrais). Também tinham de fazer exercícios diários. Cinco anos depois, seus telômeros haviam crescido 10%, enquanto o normal seria encolherem 3%.

É o primeiro caso registrado de crescimento dos telômeros (até então, acreditava-se que eles só pudessem diminuir). A eterna juventude ainda não pode ser alcançada, mas o estudo deixou a comunidade científica animada. Enquanto isso não acontece, vale a pena manter hábitos saudáveis.

Leia o estudo completo em pdf aqui

Assuntos relacionados: facelifting, outros, preenchimento facial, toxina botulínica



Artigos relacionados


Perguntas

Camila
Outros
"Você atende Unimed?"

Luciana Nicolino Moraes Santos
Outros
"Boa tarde Dra Renata , vc atende pelo fusex?"