Fatores que influenciam na cicatrização

A maioria das pessoas que desejam fazer uma cirurgia plástica, têm medo da cicatriz, perguntam o que fazer para minimizar riscos de quelóides, colocam o tamanho e a qualidade da cicatriz como fator determinante na decisão de operar ou não aquela tão sonhada cirurgia plástica.

Sabia que a qualidade da cicatriz depende de 3 fatores:

Do cirurgião: A parte técnica é fundamental. Se o cirurgião fizer um trabalho mal feito, deixar a cicatriz tensa, desnivelada, aqueles pontos tipo "taturana", etc? A chance de cicatrizar mal é bem maior. O capricho do cirurgião com o acabamento é fundamental.

Do paciente: Mantenha repouso, obedeça as recomendações, passe as pomadas indicadas, aplique o que for prescrito para a sua cicatriz. A qualidade da sua cicatriz também depende de você!

Dos fatores genéticos: Esta parte não está sob influência do cirurgião e nem do paciente. Por isso pode acontecer da pessoa cicatrizar mal mesmo fazendo tudo certo (e vice-versa: cicatrizar bem mesmo fazendo tudo errado). Pessoas morenas, em teoria, possuem tendência a cicatrizar pior do que as brancas, porém, no nosso Brasil, onde todos os sangues se misturam, as cicatrizes sempre podem nos surpreender. 

Assuntos relacionados: outros