Gluteoplastia

Gluteoplastia é a cirurgia plástica mais realizada no país se somados os aumentos glúteos com lipoescultura, com prótese e ainda o lifting glúteo realizado para tratamento de flacidez, especialmente em ex-obesos. Isto mostra a importância do bumbum para os brasileiros.

O aumento dos glúteos pode ser realizado de duas formas principais: com implante de silicone ou enxerto de gordura, ambas com suas vantagens e desvantagens. Estas duas opções coexistem justamente porque uma não é totalmente melhor do que a outra. Pelo contrário, elas são complementares, podendo inclusive ser utilizadas juntas no mesmo paciente.

O enxerto de gordura promove um aumento mais natural, com baixo índice de complicações. Existe o inconveniente que ele pode ser absorvido no primeiro mês, podendo deixar o resultado aquém da expectativa. Neste caso, o bumbum não fica feio, mas não fica grande como deveria. Porém, aquela parte do enxerto que "sobreviver", ficará para sempre, sem complicações ou perdas a longo prazo. Ele engorda e emagrece junto com a paciente, mantendo o contorno corporal mesmo com oscilações de peso. O pós-operatório é o mesmo da lipoaspiração, podendo haver alguma dor, inchaço, equimose e queda do estado geral de intensidade variável dependendo de cada paciente e do porte da lipoaspiração, o enxerto não gera dores adicionais.

A prótese de silicone aumenta o volume da região abaixo do músculo glúteo máximo, enquanto o enxerto pode ser distribuído de acordo com a necessidade de cada paciente, sendo o método mais adequado para preenchimento de depressões localizadas. 

A prótese oferece um resultado "mais garantido" na questão da volumização e previsibilidade quando consideramos que o enxerto pode ser parcialmente reabsorvido. Ela deve ser colocada submuscular de forma que a cobertura pelo músculo glúteo máximo seja espessa o suficiente para disfarçar a prótese e deixar o contorno mais natural. Existe o inconveniente desse músculo sofrer uma atrofia a longo prazo, o que pode deixar a prótese aparente e com pouca sustentação, podendo descer, ficar visível e comprometer o resultado. Neste caso, o bumbum corre o risco de ficar feio a longo prazo e de difícil solução. Para evitar ou postergar que isto aconteça, evite próteses muito grandes e nunca deixe de exercitar a musculatura glútea.

O pós-operatório precoce da prótese também é mais complicado do que o enxerto, com índices mais altos de dor e complicações.

A indicação e escolha do método é feita pelo cirurgião plástico junto com a paciente durante a consulta. Explique para o médico o que você deseja, o que espera de resultado, quais as suas expectativas e medos. Ele vai te examinar, te explicar as vantagens e desvantagens específicas para o seu caso e, juntos, vocês decidirão o que será melhor para você. Só não deixe de procurar especialistas capacitados pois qualquer método pode gerar decepções e grandes sofrimentos quando mal executados.

Assuntos relacionados: gluteoplastia



Artigos relacionados


Perguntas

Jhoyce
Abdominoplastia, Gluteoplastia, Lipoaspiração
"Olá, gostaria de saber quanto custa a abdominoplastia e enchimento no bumbum. E qual a forma de pagamento? Desde já agradeço."

Leila
Abdominoplastia, Gluteoplastia, Lipoaspiração, Mastopexia
"Bom dia Dra. Renata, estou querendo fazer tudo no meu corpo para ficar uma barbie em 2018. Gostaria de saber sobre valores. Quero seios, abdominoplastia, levantar o bubum e lipoescultura nas pernas, tudo mesmo "