Idade mínima para colocar silicone

Muitas meninas jovens me perguntam pelas mídias sociais sobre a idade mínima permitida para colocar próteses de silicone (aumento de mamas). Cientificamente, a colocação da prótese é indicada após o desenvolvimento completo das mamas, o que acontece em idades variadas. Na prática, é indicada após os 18 anos, mas às vezes é possível a realização da cirurgia a partir dos 16. Uma dica para as adolescentes ansiosas, é que o desenvolvimento mamário não costuma se completar antes de 2 anos após a primeira menstruação. 

Caso a paciente queira saber especificamente sobre o caso dela, o médico vai fazer um diagnóstico e afirmar se ela atingiu ou não a maturidade sexual completa, incluindo as mamas. Caso ainda não estejam completamente desenvolvidas, a cirurgia será contra indicada, exceto em casos especiais como, por exemplo, paciente com problemas psicológicos, sequelas de queimaduras, Síndrome de Poland, etc. Nestes casos, o cirurgião plástico dará seu parecer esclarecendo todas as consequências positivas e negativas da realização da cirurgia. 

A decisão final é tomada em conjunto, pois é fundamental, apesar do desejo da adolescente pelo procedimento, a avaliação do cirurgião plástico e o consenso dos responsáveis. Não pode fazer escondido dos pais? Não. No Brasil, a lei permite que as cirurgias plásticas em menores de idade sejam feitas apenas com o consentimento e acompanhamento dos pais ou responsáveis. Lembrando sempre a importância de procurar um médico confiável e com boas referências.

Assuntos relacionados: outros, prótese de mama



Artigos relacionados


Perguntas

Camila
Outros
"Você atende Unimed?"

Jessica Soares
Prótese de mama
"Olá! Gostaria de saber se corro o risco de ter o efeito dupla bolha em uma protese de poliuretano subglandular? Agradeço desde já."