Mentoplastia - a cirurgia da harmonia facial

O queixo, apesar de ser um dos elementos mais importantes da harmonia facial, é frequentemente negligenciado. Às vezes a pessoa tem uma auto-estima abalada, acha que algo não está bom na face, mas não consegue perceber especificamente as desproporções mentonianas. Por exemplo, quando o queixo é pequeno, o nariz se destaca na face e os pacientes chegam ao consultório querendo fazer rinoplastia para reduzir o nariz, lipo de "papada" e não reclamam da causa básica principal: a desproporção facial e a falta da sustentação óssea para os tecidos moles.

A importância do queixo, na verdade, vai além da estética, chegando a influenciar nas relações interpessoais. Quando o queixo é pequeno, o indivíduo passa a impressão de ser subserviente, medroso, fraco, pode possuir dificuldades em se impor, principalmente no trabalho. Em contrapartida, um queixo muito grande, dá a sensação de pessoa agressiva, deselegante e grosseira, podendo até vir a ser inconscientemente evitada pelos colegas. Já um queixo harmonioso e bem marcado, nos homens, é sinônimo de masculinidade e maturidade, enquanto, nas mulheres, de beleza e elegância. Daí a relevância surpreendente da mentoplastia.

Mentoplastia é o procedimento para remodelar, reduzir ou aumentar o mento (queixo). A modelagem pode ser realizada com preenchedores, como ácido hialurônico (em consultório) ou gordura, mais indicada em pacientes desejam fazer lipoaspiração. Podemos ainda, utilizar o implante de prótese, que pode ser de silicone ou de Porex (polietileno poroso), cada uma com as suas vantagens. A mentoplastia sem prótese pode ser realizada por meio de tração e avanço apenas dos tecidos moles ou também do osso. Nesta última opção, realizamos uma pequena fratura óssea que nos possibilita avançar ou retrair o mento com bastante amplitude e precisão de resultados. 

A escolha da melhor técnica vai depender da necessidade de cada paciente e o seu desejo em relação ao resultado final. Não se preocupe com tanta informação, na consulta são explicadas as vantagens e desvantagens de cada opção e a decisão sobre o procedimento é tomada em conjunto com o paciente. Procure um bom cirurgião plástico, de preferência credenciado pela SBCP.

Assuntos relacionados: mentoplastia



Artigos relacionados


Perguntas

Shirlhy
Mentoplastia
"Necessito de uma mentoplastia mais tenho medo do implante . É possível avanço ósseo?"

Fernanda
Mentoplastia
"Dra. Renata, a senhora faz mentoplastia de redução? Se sim, é um procedimento complicado? Tem bons resultados? "