Otoplastia - Quando operar?

O abano das orelhas é perceptível desde a primeira infância, sendo assim, alguns pais já correm para o consultório para corrigir o mais rápido possível, de preferência antes que o filho vá a escola. Outros muitos pacientes sofrem por muitos anos e procuram a correção somente na fase adulta.

Mas quando é o melhor momento para operar?

O ideal para operar é, em média, aos 7 anos, pelos seguintes e importantes motivos:

  • Deixar que ocorra o desenvolvimento natural das orelhas, evitando deformidades. As orelhas atingem 95% do seu tamanho aos 7 anos de idade.
  • Nesta idade, as orelhas tornam-se proporcionalmente ainda mais evidentes, a criança começa a socializar mais e o abano pode ser motivo para bullying, o que pode comprometer a autoestima e a autoconfiança da criança.
  • Nesta fase, a criança começa a perceber as orelhas e se incomodar com elas. Antes disto, só os pais se incomodam, se eles não influenciarem as crianças, elas vivem completamente felizes e alheias ao problema até os 7 anos.

Com vontade de operar, nossos pequenos pacientes são mais colaborativos, participam e passam a entender melhor todo o processo, minimizando os traumas do processo cirúrgico. São mais obedientes com as recomendações pós-operatórias, aumentando as chances de que dê tudo certo.

Postergar a cirurgia para a fase adulta só adia a solução do problema e prolonga o sofrimento. Quem é operado ainda na infância, antes da formação de círculos sociais, não vai precisar sequer contar aos amigos que um dia já operou.

Assuntos relacionados: otoplastia



Artigos relacionados


Perguntas

Valderi
Otoplastia
"Otoplastia, eu gostaria de fazer a cirurgia para corrigir orelhas de abano. Para fazer só a avaliação é cobrado? Qual o valor? Obrigado."

Laiala
Otoplastia
"Ola existe cirurgia para diminuir o tamanho das orelhas? Não são de abano, são grandes, é possível?"