Regras de etiqueta moderna: Como se comportar em relação à cirurgia plástica

Existem algumas regras de etiqueta que surgiram com a modernidade, por exemplo, evitar olhar o celular enquanto alguém conversa com você. Assim também acontece com a cirurgia plástica. Como os procedimentos estão cada vez mais populares, aumentaram também as deselegâncias em relação ao tema. Fica a dica para quem não sabe ainda como se comportar sobre o assunto:

Regra 1: A não ser que seja alguém muito próximo, jamais pergunte diretamente para uma pessoa (mulher ou homem) se ela fez cirurgia plástica, botox ou qualquer procedimento estético!

Regra 2: Se você já sabe que a pessoa operou, nunca peça diretamente que te mostre o resultado da cirurgia dela, especialmente se for necessário algum grau de nudez para que você possa ver. 

Regra 3: Se a pessoa estiver mostrando, nunca coloque a mão sem pedir! 

Se você não se aguentar, faça perguntas indiretas, como:

  • Nossa, estou achando a minha pele tão envelhecida? Tem alguma sugestão do que eu posso fazer para melhorá-la?
  • Queria colocar um silicone, fazer lipo, etc. Você conhece algum cirurgião plástico bom?
  • Se a notícia já não for nenhum segredo: Soube da sua plástica... Se recuperou bem? Ficou satisfeita? Estou perguntando porque também tenho vontade de fazer.

Você se colocar na situação de querer fazer pode deixar o outro compadecido. É diferente das pessoas que perguntam só por curiosidade. Já que está no assunto, se ela quiser, vai te contar e pode até oferecer para que você possa ver o resultado. Se ela não se sentir à vontade, vai te responder naturalmente, sem abordar a própria experiência e sem ficar em situação delicada. 

Caso não tenha percebido, cirurgia plástica é um assunto íntimo, apesar de que algumas pessoas saem contando para todo mundo. A maioria não quer contar, porém não se sente confortável em mentir. Neste caso, a situação é pior do que quando se pergunta a idade de uma mulher. Então, evite o constrangimento e controle sua curiosidade!

Assuntos relacionados: outros