Rejuvenescimento da face atrapalha a expressão facial?

Um estudo realizado pela Dra. Ursula Hess, professora de psicologia na Universidade Humboldt, em Berlim e publicado no Journal of Experimental Social Psychology mostrou o contrário: que isso pode tornar-se um motivo a mais para que as pessoas tentarem se livrar de marcas indesejadas. Pessoas com rugas podem ter mais dificuldade em transmitir suas emoções do que indivíduos mais jovens.

Pesquisadores pediram a três mulheres entre as idades de 19 e 21 e três mulheres de 76 a 93 anos para exibir uma gama de emoções: neutro, feliz, triste e irritado. Depois disso, estudantes universitários foram convidados a avaliar as expressões emocionais de todas as faces. Os pesquisadores observaram que era mais difícil escolher qualquer das emoções do grupo mais velho, com rugas.

Linhas de expressão entre as sobrancelhas podem muitas vezes fazer uma pessoa parecer chateada, triste ou hostil de forma completamente intencional. A queda na cauda do supercílio confere uma expressão triste e cansada, mesmo que a pessoa não esteja. A transmissão de emoções é mais clara quando o rosto é mais liso e neutro, quando as rugas que aparecem são realmente provocadas pela emoção. Assim, há mais desvantagens em ter rugas do que apenas a estética. Vamos nos cuidar!


Caso tenha se interessado em saber mais, leia o artigo:

O que é melhor para rejuvenescer: cirurgia ou procedimentos cosméticos?

Assuntos relacionados: blefaroplastia, facelifting, preenchimento facial, toxina botulínica



Artigos relacionados


Perguntas

LINHAS MARIONETE QUAL O TRATAMENTO?
Facelifting, Preenchimento facial
"linhas marionete, qual o tratamento?"

David Santos
Preenchimento facial
"Dra, boa noite. Vc faz bioplastia pmma? "