Mais

Tratamentos

Antes e depois


Por que os cirurgiões não divulgam fotos antes e depois das cirurgias plásticas?

O principal motivo pelo qual você nunca encontra fotos antes e depois em sites dos cirurgiões plásticos brasileiros é porque é proibido pelo CFM. O médico no Brasil não pode divulgar fotos do seu trabalho, nem mesmo com autorização dos pacientes. 

Segundo o entendimento do CFM, as fotos de antes e depois são consideradas propaganda enganosa antiética. Acredita-se que:

  • Não se pode prometer determinados resultados de um paciente para outro. Qualquer cirurgia está sujeita a fatores próprios do corpo de cada um, fatores os quais não estão sob controle total dos médicos;
  • As fotos são facilmente manipuláveis por mudanças de luz e ângulos mais favoráveis e, hoje em dia, não precisa ser nenhum especialista para conseguir lindos resultados com o photoshop ou até mesmo aplicativos de celular;
  • São selecionados sempre os melhores casos para divulgação. A realidade verdadeira, com casos bons, médios e ruins e até complicações, é deliberadamente omitida. 

E como conseguir conhecer o trabalho do médico?

Converse com pacientes reais que já operaram com o médico. Verifique se o cirurgião é habilitado, se possui boa formação técnica e título de especialista. Para conferir se seu médico é especialista pela SBCP, veja aqui.

Ouça sobre sua reputação, se é uma pessoa ética e idônea. Agende uma consulta e conheça o médico pessoalmente, coloque todas as suas dúvidas, veja a atenção ele dá aos seus sonhos e medos. É muito importante que você sinta empatia e confiança. Se não conhecer ninguém que saiba informar, converse com os outros pacientes quando estiver na clínica e também com os funcionários. É bom ter cuidado com grupos de redes sociais pois nunca se sabe quem está do outro lado, se está a serviço do médico ou da concorrência dele, por exemplo. Busque se informar com pessoas reais e sinceras.

Além do resultado, é fundamental que o paciente passe por uma boa experiência, que seja bem cuidado, bem tratado e se sinta seguro durante todo o processo. Você não compra um simples "antes e depois", mas um serviço que deve ser bem planejado exclusivamente para você, para as suas necessidades e que vai mudar sua aparência e sua vida. Saber escolher um bom profissional e um bom hospital são preocupações que devem ser encaradas com a profundidade que a cirurgia plástica merece.


Artigos relacionados


Perguntas

Valderi
Otoplastia
"Otoplastia, eu gostaria de fazer a cirurgia para corrigir orelhas de abano. Para fazer só a avaliação é cobrado? Qual o valor? Obrigado."

Delceni
Preços
"Quanto custa a consulta para fazer uma avaliação d uma coxoplastia?"