Mais

Tratamentos

Mastopexia

Cirurgia plástica para levantamento das mamas.

Informações práticas:

  • Duração da cirurgia: 3-4h em média.
  • Tipo de anestesia: Peridural com sedação ou geral.
  • Tempo de internação em uma evolução normal: 24h .
  • Tempo de recuperação para as atividades básicas do dia a dia: 2-4 semanas (o repouso é basicamente com os braços).
  • Preço de mastopexia com ou sem prótese: veja aqui.
  • Fotos antes de depois de mastopexia: veja aqui.

O que é?

Mastopexia é a cirurgia para levantar as mamas. É indicada para remover o excesso de pele das mamas, deixando-as melhor posicionadas e mais consistentes. Pode ser realizada com ou sem utilização de prótese. Pode ser associada lipoaspiração das regiões supramamárias próximas das axilas e laterais do tórax, quando necessário.

Como é realizada?

Existem várias técnicas para realização desta cirurgia. Na que mais utilizamos, a mama é remodelada segundo a técnica clássica de Pitanguy associando o pedículo inferior de Liacyr para preenchimento do pólo superior das mamas. A técnica consiste em levantamento e fixação da parte inferior da mama no músculo peitoral, simulando o efeito de uma prótese. A seguir, todo o excedente de pele é retirado, gerando uma cicatriz de tamanho variado, geralmente em formato de T invertido. O tamanho depende da quantidade de pele a ser retirada, quanto mais pele, maior a necessidade de ampliação da cicatriz. A aréola também é reajustada, podendo ser reduzida e levantada, conforme a necessidade. A gordura das regiões superiores e laterais da mama é tratada com lipoaspiração.

Como é o pós-operatório?

As pacientes submetidas à mamoplastia podem andar normalmente mas devem guardar repouso com os braços. Dormir de barriga para cima é geralmente o principal transtorno. A maioria das pacientes não se queixa de dores no local da cirurgia. É necessário usar um sutiã pós-operatório por algumas semanas até 3 meses, dependendo do caso.

O que esperar de resultado?

O objetivo da mastopexia é tratar a flacidez de pele e o excedente de volume mamário. Então, o resultado a ser esperado é uma mama mais arredondada e levantada, com aréolas melhor posicionadas, "olhando para frente e não mais para baixo". Em caso de associação com silicone, a consistência da mama fica mais borrachosa. Para saber o que esperar especificamente no seu caso, somente em consulta presencial pois varia dependendo da anatomia corporal de cada paciente.

Quais são os riscos?

Os riscos gerais de todas as cirurgias variam de acordo com as características de cada pessoa: idade, peso (IMC), comorbidades (problemas de saúde), uso de medicamentos, drogas, tabagismo, fatores genéticos,... e serão explicados na consulta presencial justamente por causa desta variação. Os riscos específicos mais importantes são: infecção, sangramento, hematoma, seroma, quelóide, deiscência, necrose, redução de sensibilidade nas aréolas, dificuldade para amamentar.

Artigos relacionados


Perguntas

Patrícia Araújo
Mastopexia
"Dra., vou fazer 30 anos, tenho 3 filhos e amamentei os três por muito tempo. Minhas mamas ficaram muito flácidas e caíram bastante! Não tenho vontade de colocar prótese. Acha que posso tirar a flacidez e levantar um pouco sem prótese?"

Antônia claudiva
Abdominoplastia, Mastopexia
"Olá gostaria de fazer abdominoplastia e mastoplastia , gostaria de saber a forma de pagamento se vcs aceitam entrada e parcela o restante em cheque ou cartão? "