Mais

Tratamentos

Toxina Botulínica

Aplicação de toxina botulínica tipo A (Botox, Dysport, Xeomin, Botulift, Prosigne, etc.) em Goiânia

Informações práticas:

  • Duração do procedimento: 15 min.
  • Tipo de anestesia: tópica (pomada anestésica).
  • Tempo de internação em uma evolução normal: sem internação.
  • Tempo de recuperação para as atividades básicas do dia a dia: imediato.
  • Preço da aplicação de toxina botulínica / Botox: veja aqui.
  • Fotos antes de depois de toxina botulínica / Botox: veja aqui.

O que é?

A toxina botulínica tipo A é uma neurotoxina produzida pela bactéria Clostridium Botulinum. Em condições apropriadas, esta bactéria produz sete sorotipos diferentes de toxina, sendo o sorotipo A o mais potente. É ele que utilizamos para fins terapêuticos por proporcionar maior duração dos efeitos. Esta neurotoxina bloqueia a liberação de um neurotransmissor que serve para transmitir mensagens do cérebro aos músculos, chamado acetilcolina. Sendo assim, o músculo deixa de receber os estímulos cerebrais responsáveis pela sua contração, melhorando as rugas de expressão.

Como é realizada?

O preenchimento é feito em consultório, com pomadas anestésicas e sem necessidade de internação. Após a assepsia da pele, o produto é aplicado diretamente nas áreas indicadas com agulha fina.

Como é após o procedimento?

Os pacientes submetidos a aplicação de toxina devem evitar se deitar por 4 a 6 horas, não massagear e não fazer atividades físicas intensas no dia da aplicação. As atividades diárias podem ser realizadas normalmente. Pode haver alguma dor de cabeça leve no dia da aplicação que melhora espontaneamente ou com uso de analgésicos comuns.

O que esperar de resultado?

A aplicação mais conhecida e frequente da toxina botulínica é o uso estético para tratamento de rugas na região frontal, glabelar, periorbital e nasal (da testa, pés de galinha e nariz). O resultado esperado, nestes casos, é de rejuvenescimento por meio da melhora das rugas dinâmicas citadas, também chamadas rugas de expressão. 

Mas ainda existem várias outras indicações para o produto, por exemplo, aplicação no músculo masséter para afinar o rosto, rejuvenescimento do pescoço (lifting Nefertiti), assimetrias da mímica facial, tratamento de sorriso gengival, dores de cabeça, bruxismo, estrabismo, hiperidrose axilar e palmar (suor excessivo), incontinência urinária por bexiga hiperativa, espasmos, distonias, hiperatividade muscular e outras desordens músculo-esqueléticas.

Quanto tempo dura o efeito?

O efeito começa no dia seguinte a aplicação mas fica bem visível somente após 2 ou 3 dias e se mantém máximo por 3 a 4 meses. Após este período, ele vai reduzindo gradualmente, acabando geralmente após 6 meses. Para manutenção do resultado é necessária nova aplicação a cada 6 meses. A longo prazo, a toxina promove uma atrofia muscular, gerando um efeito duradouro. Em raros casos, pode haver desenvolvimento de anticorpos contra a toxina semelhante a ação das vacinas, gerando uma resistência à ação do produto.

Quais são os riscos?

As complicações são raras, mas estão descritas possibilidade de reações alérgicas, ptose palpebral, diplopia, visão borrada, flacidez facial, desordens de deglutição e fala.

Artigos relacionados


Perguntas

Paula Campos
Toxina Botulínica
"É verdade que o botox faz a pele do rosto ficar mais flácida após usar por muitos anos se eu parar de usar? Acho lindo mas tenho muito medo."