A constipação (prisão de ventre) é muito comum após as cirurgias. Para que seja amenizada, hidratação e deambulação (realizar caminhadas) são as primeiras medidas a serem tomadas. A dica para saber a quantidade ideal de líquido a ser ingerido é observar a sua diurese: deve-se hidratar até que a urina esteja clara e abundante, no mínimo 2 litros ao dia. O melhor a fazer é dar preferência a bebidas sem cafeína e sem açúcar. Água, água de coco e sucos naturais são sempre boas opções. Investir em alimentação rica em fibras também pode ser uma boa aliada nesses casos.
Em alguns dias, a situação tende a se regularizar; mas se mesmo assim ainda existirem grandes dificuldades, nunca se deve recorrer a medicamentos sem indicação médica. Nós, os médicos, podemos prescrever agentes fisiológicos que restabelecem a regularidade intestinal, supositórios, etc.
O mais importante é conversar com o seu cirurgião antes de tomar qualquer medicamento para ter certeza de que você estará fazendo o melhor para a sua recuperação.
CRM 12048/GO RQE 7031