A procura por cirurgias plásticas vem subindo consideravelmente nos últimos anos e isto pode dar a entender que sejam procedimentos simples, isentos de riscos, quando, na verdade, está longe disso. A eficiência dos procedimentos não dependem somente do planejamento cirúrgico, dependem também da rotina do pós operatório, que é bastante diferente da rotina normal do paciente. A preocupação com os cuidados no pós-operatório previne possíveis complicações e garante um resultado mais rápido, seguro e satisfatório. Seguem alguma recomendações básicas que muitas vezes são negligenciadas por parte dos pacientes:
- O primeiro banho deve ser com água morna e deve haver um banquinho ou cadeira por perto, tonturas são muito comuns no primeiro dia.
- Não fumar por, pelo menos, 30 dias antes e depois da cirurgia plástica, pois o tabagismo dificulta a cicatrização e aumenta o risco de trombose e embolia pulmonar.
- Fazer os curativos conforme a instrução médica.
- Evitar exercícios, ginástica e movimentos que exijam força, porque as cicatrizes levam, pelo menos, 45 dias para ter resistência.
- Realizar sessões de drenagem linfática, quando indicado pelo médico.
- Não faltar às consultas depois da cirurgia e informar o médico sobre sua condição.
- Manter o ambiente de repouso sempre ventilado pois o calor tende a aumentar o edema e predispor a hematomas.
- Conservar a pele bem hidratada. Além de passar hidratante, beba bastante líquidos.- Tomar os medicamentos de acordo com a dosagem prescrita e nos horários indicados.
- Fazer acompanhamento psicológico auxilia nas dificuldades que podem aparecer, reduzindo o grau de ansiedade.
- Organizar-se para não ter que preocupar-se com serviço doméstico ou assuntos de trabalho.
- Ter uma reserva financeira para não ter que se preocupar com imprevistos.