Abdominoplastia - Antes e depois, preço, informações, riscos, o que esperar de resultado, pós-operatório, quanto custa...

Abdominoplastia

Cirurgia plástica no abdome.

• Tipo de anestesia: Peridural com sedação ou geral.
  • Tempo de recuperação para as atividades básicas do dia a dia: 2-4 semanas.
  • Preço de abdominoplastia: veja aqui.
  • Fotos antes de depois de abdominoplastia: veja aqui.

Abdominoplastia é a cirurgia de redução do volume abdominal. É indicada para remover o excesso de pele e gordura, tratar o abaulamento da musculatura do abdome (diastase) e remover as estrias abaixo do umbigo.

É feita uma incisão horizontal na parte inferior do abdome logo acima do púbis, semelhante à uma "cesareana ampliada". O tamanho da incisão depende da quantidade de pele a ser retirada, quanto mais pele, maior a necessidade de ampliação da cicatriz. A seguir, é realizado um descolamento da pele abdominal, fechamento da musculatura chamado "plicatura", transposição da cicatriz umbilical e retirada do excedente de pele e gordura.

Os pacientes submetidos a abdominoplastia devem andar curvados. Esta geralmente é o principal transtorno. A maioria dos pacientes não se queixa de dores no local da cirurgia e sim de dores nas costas por causa da posição. A região abdominal fica edemaciada (inchada) nos primeiros dias e pode haver alguma equimose (áreas arroxeadas) que costuma melhorar em 1 ou 2 semanas. É necessário usar um modelador por algumas semanas, até 3 meses, dependendo do caso.

O objetivo da abdominoplastia é tratar a flacidez de pele e muscular. Então, o resultado a ser esperado é um abdome plano e sem flacidez. Para saber o que esperar especificamente no seu caso, somente em consulta presencial pois varia dependendo da anatomia corporal de cada paciente. É considerado resultado definitivo após 12 meses.

Os riscos gerais de todas as cirurgias variam de acordo com as características de cada pessoa: idade, peso (IMC), comorbidades (problemas de saúde), uso de medicamentos, drogas, tabagismo, fatores genéticos,... e serão explicados na consulta presencial justamente por causa desta variação.

Os riscos específicos mais importantes são: infecção, sangramento, hematoma, seroma, quelóide, deiscência, necrose, redução de sensibilidade (geralmente transitória).