O aumento foi tão significativo que classificaram como uma nova tentência, uma mudança no comportamento das americadas.
Para quem não sabe, o lifting de nádegas também é conhecido nos EUA como 'Brazilian buttock lift' (tradução: levantamento de nádegas brasileiro). O cirurgião plástico Constantino Mendieta, MD, membro da ASAPS citado como especialista no 'brazilian bottock lift', explica que o aumento glúteo é realizado com gordura tirada de outras partes do corpo, normalmente indesejada nestas outras partes. Não seria a nossa boa e velha lipoescultura?
O Dr. Madieta comenta ainda que as pacientes muitas vezes chegam ao consultório com a demanda de ficarem mais parecidas com a cantora Jennifer Lopez ou a socialite Kim Kardashian (foto: Instagram KimKardashian), famosas por suas curvas mais acentuadas.
Voltando às estatísticas, a ASAPS observou que, no decorrer de 2013, o número de médicos que fazem esse procedimento nos EUA também aumentou de 19% em 2012 para 30% em 2013. Apenas 30% dos cirurgiões plásticos americanos fazem? Foi uma surpresa para mim. Quem quiser ler o artigo original em inglês é só clicar aqui.
Uma cidadã americana perguntou, no 'Ask a doctor' da ASAPS, se fazer a cirurgia de 'brazilian butt lift? no Brasil era seguro. O Dr. Gary R Culbertson respondeu que sim. Lembrando-se dos cuidados para prevenção de TVP por causa da viagem longa e, no caso de complicações ou mal resultado, não ter o cirurgião responsável pela cirurgia por perto poderia deixá-la em dificuldades, obviamente.
Assim, mais uma vez, pude observar que o Brasil exporta cirurgia plástica. A cada dia, seja nos artigos cienfíficos, congressos internacionais, seja na internet, recebo mais provas disto. Em minha opinião, é o melhor lugar no mundo para fazer esse tipo de cirurgia.