A cirurgia bariátrica, conhecida popularmente como "redução do estômago", tem como objetivo tratar a obesidade e as doenças associadas ao excesso de gordura corporal.
Esse tipo de cirurgia resulta em grande perda de peso, de maneira muito rápida, o que acaba resultando em flacidez e excesso de pele corporal. Devido a isto, grande parte dos pacientes recorrem às cirurgias plásticas corporais, sendo a abdominoplastia e mamoplastia as mais procuradas.
A abdominoplastia serve para remover o excesso de pele e gordura do abdome, também possibilita restaurar o afastamento dos músculos retos, fazendo uma correção do aspecto abaulado do abdome. O objetivo da mamoplastia é recuperar a modelagem mamária, retirando a flacidez com manutenção, redução ou aumento do volume mamário.
Estes procedimentos devem realizados após a estabilização do peso. Na maior parte dos casos, os pacientes emagrecem muito nos 6 primeiros meses, um pouco mais lentamente nos 6 meses seguintes, estabilizam por volta de 1 ano, época em que alguns começam a ganhar peso e podem ou não perder novamente. Este período de estabilização dura por volta de mais 6 meses. Sendo assim, o momento ideal para procurar um cirurgião plástico é por volta de 12 a 18 meses após a cirurgia bariátrica.
Quando estiver com o peso estabilizado, procure um cirurgião plástico de sua confiança para tirar as suas dúvidas e realizar os procedimentos necessários.