Todo ano a Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos divulga os dados sobre a cirurgia plástica nos EUA que, além de mostrar o balanço anual, define as principais diretrizes que a cirurgia plástica vem tomando para os próximos anos. Os procedimentos na face, redução de gordura e procedimentos cosméticos continuam crescendo no país, que lidera o ranking de cirurgias plásticas mundialmente.
De acordo com o levantamento, foram realizados cerca de 1,8 milhão de procedimentos cosméticos cirúrgicos, cujo Top 5 foram: aumento dos seios, lipoaspiração, rinoplastia, cirurgia na pálpebra, lifting de face. E aproximadamente 15,5 milhões - 3% a mais do que no ano anterior - de procedimentos minimamente invasivos.
O relatório anual divulgado no mês passado, mostrou que não houve grande alteração na quantidade de cirurgias realizadas entre 2015 e 2016, mas sim nas principais tendências e perspectivas.
Tendências: Seios menores, preenchimento.
Embora o aumento de seios continue sendo o campeão, o estudo aponta que houve uma mudança na característica do implante. Nos anos 2000, os implantes eram maiores. Hoje, as pacientes estão procurando próteses de tamanho moderado.
Para o rejuvenescimento da face, os pacientes e cirurgiões estão optando por tratamentos menos invasivos, por procedimentos que preenchem e tratam a qualidade da pele, postergando aqueles que retiram e esticam.
Como sempre disse, harmonia corporal e naturalidade agora também são a tendência mais atual em cirurgia plástica.