E um tipo de cirurgia “inusitado” tem sido cada vez mais procurado em nossos consultórios: a cirurgia plástica íntima.
As pacientes se queixam do aumento dos pequenos lábios vaginais. Porém, as queixas vão além da estética. Normalmente reclamam de incômodo local, atrito, dor e dificuldades na vida sexual, principalmente por vergonha do parceiro.
A labioplastia, também conhecida como ninfoplastia, tem como objetivo diminuir o tamanho dos pequenos lábios vaginais. A cirurgia pode ser feita com anestesia local e a paciente ir para casa no mesmo dia. O tempo de repouso não costuma ultrapassar 3 dias.
Muitas referem que, após a cirurgia, sentem que a região ficou mais sensível, melhorando a vida sexual. Porém, devo esclarecer que a cirurgia não provoca diretamente este tipo de mudança. Este referido aumento da sensibilidade é explicado somente pela melhora na parte psicológica, ou seja, aumento da auto-estima e da auto-confiança da mulher. Este benefício só ocorre porque o mecanismo do prazer feminino é muito mais ligado ao psicológico do que ao mecânico.
Para quem sofre com isso, segue um conselho que talvez te ajude: não fique constrangida de expor o problema ao seu cirurgião plástico. A maioria sofre durante muito tempo antes de ter coragem de se consultar e, quando em consulta, se queixa da mama, da gordurinha, rodeia... até tocar no assunto. Para nós, esta cirurgia é muito mais natural do que você imagina. A diferença dela para um silicone é que sua amiga não te contou quando fez.