As mamas assumem logo cedo, um importante papel na vida das mulheres tendo várias funções no corpo feminino. Além de serem relacionadas com a amamentação, também tem grande poder estético, ocupando um lugar de destaque entre todas as cirurgias estéticas realizadas no mundo.
Com o desenvolvimento do corpo e com a passagem dos anos, seja por ação hormonal, seja por variação de peso, as mamas sofrem mudanças no seu formato, posição e volume. E a mastopexia visa reposicionar e melhorar a forma das mamas por meio de remoção e remodelagem da pele, tecido adiposo e glândula mamária, associado ou não à inclusão de próteses de silicone. Por isso fiz alguns tópicos que podem responder as principais dúvidas:
O que é a mastopexia?
Esta operação remove o excesso de pele das mamas, que foi esticada durante a gravidez ou flutuações de peso, e também para os casos de mamas assimétricas, tuberosas e flácidas pela sua própria natureza. Os implantes mamários também podem ser usados conjuntamente com este procedimento para se obter uma forma e volume mais atraentes.
Duração:
Cerca de três horas.
Anestesia:
É administrada anestesia geral ou peridural com sedação.
Qual o período de internação?
24 horas
Quais os eventuais Efeitos Secundários
Hematoma, inchaço, algum desconforto e pele mamária seca temporariamente.
Quais os riscos
É possível uma cicatrização desfavorável com formações quelóides. Além disso, perda de pele, infecção, mamilos irregularmente posicionados (assimetria), e a possibilidade de perda de sensibilidade nos mamilos e/ou mamas.
Como é a recuperação
Dependendo do tipo de atividade, pode voltar ao trabalho no espaço de uma semana ou mais e pode retomar atividade física entre um e três meses. O desvanecimento das cicatrizes pode levar de vários meses a um ano.
Como pode ser o resultado
O resultado varia de pessoa para pessoa, depende do tipo de pele, da consistência das mamas e do uso ou não da prótese de silicone. Outros fatores que podem influenciar os resultados são: gravidade, gravidez, idade e alterações de peso que podem provocar nova flacidez.