Tratamentos
Mamoplastia redutora
Cirurgia plástica para redução das mamas.
Informações práticas:
- Duração da cirurgia: 3-4h.
- Tipo de anestesia: Peridural com sedação ou geral.
- Tempo de internação em uma evolução normal: 24h .
- Tempo de recuperação para as atividades básicas do dia a dia: 2-4 semanas (o repouso é basicamente com os braços).
- Preço de mamoplastia redutora: veja aqui.
- Fotos antes de depois de mamoplastia redutora: veja aqui.
O que é?
Mamoplastia redutora é a cirurgia para reduzir e levantar as mamas. É indicada para remover o excesso de pele, tecido glandular e gordura tanto da mama como também das regiões supramamárias próximas das axilas e laterais do tórax, quando necessário.
Como é realizada?
O excedente da mama é retirado segundo a técnica clássica de Pitanguy, mas gostamos associar a técnica de fixação da parte inferior da mama superiormente, no músculo peitoral, para preenchimento do pólo superior, simulando o efeito de uma prótese (pedículo inferior de Liacyr). A cicatriz resultante é em formato de T invertido. O tamanho da incisão no sulco mamário depende da quantidade de pele a ser retirada, quanto mais pele, maior a necessidade de ampliação da cicatriz. A aréola também é reajustada, podendo ser reduzida e levantada, conforme a necessidade. A gordura das regiões superiores e laterais da mama é tratada com lipoaspiração (assista o vídeo).
Como é o pós-operatório?
As pacientes submetidas à mamoplastia devem guardar repouso com os braços, podem andar normalmente. Deve-se dormir de barriga para cima, este geralmente é o principal transtorno. A maioria das pacientes não se queixa de dores no local da cirurgia. É necessário usar um sutiã pós-operatório por algumas semanas até 3 meses, dependendo do caso.
O que esperar de resultado?
O objetivo da mamoplastia é tratar a flacidez de pele e o excedente de volume mamário. Então, o resultado a ser esperado é uma mama menor, rejuvenescida, mais arredondada e levantada, com aréolas melhor posicionadas, "olhando para frente e não mais para baixo". Para saber o que esperar especificamente no seu caso, somente em consulta presencial pois varia dependendo da anatomia corporal de cada paciente.
Quais são os riscos?
Os riscos gerais de todas as cirurgias variam de acordo com as características de cada pessoa: idade, peso (IMC), comorbidades (problemas de saúde), uso de medicamentos, drogas, tabagismo, fatores genéticos,... e serão explicados na consulta presencial justamente por causa desta variação.
Os riscos específicos mais importantes são: infecção, sangramento, hematoma, seroma, quelóide, deiscência, necrose, redução de sensibilidade nas aréolas, dificuldade para amamentar.