Otoplastia - Antes e depois, preço, informações, riscos, o que esperar de resultado, pós-operatório, quanto custa...

Otoplastia

Cirurgia plástica para orelhas.

• Duração da cirurgia: 1,5-2h.
  • Tipo de anestesia: Anestesia local com ou sem sedação.
  • Tempo de recuperação para as atividades básicas do dia a dia: alguns dias.
  • Preço de otoplastia: veja aqui.
  • Fotos antes de depois de otoplastia: veja aqui.

Otoplastia é a cirurgia para remodelar as orelhas. É indicada mais comumente para orelhas de abano, deixando-as mais "fechadas" e melhor posicionadas.

Existem várias técnicas para realização desta cirurgia. Na que mais utilizamos, orelha é remodelada por meio de uma incisão retroauricular (por trás das orelhas).

Os pacientes submetidos à otoplastia podem fazer as suas atividades normalmente porém devem evitar atividades físicas intensas e deitar de lado nas primeiras semanas. O principal transtorno é a utilização de uma faixa por cima da orelha, estilo "tenista", nas primeiras semanas. O pós-operatório pode ser doloroso, podendo necessitar do uso de analgésicos.

O objetivo da otoplastia para orelhas de abano é "fechar" as orelhas, neste caso, o resultado esperado é uma orelha mais fechada de maneira natural, em harmonia com a face. Em caso de outras deformidades, somente com a consulta presencial conseguimos explicar o que esperar, pois varia dependendo da anatomia de cada paciente.

Os riscos gerais de todas as cirurgias variam de acordo com as características de cada pessoa: idade, peso (IMC), comorbidades (problemas de saúde), uso de medicamentos, drogas, tabagismo, fatores genéticos,... e serão explicados na consulta presencial justamente por causa desta variação. Os riscos específicos mais importantes são: infecção, sangramento, hematoma, quelóide, deiscência, necrose e redução de sensibilidade nas orelhas.