Tratamentos
Rinoplastia
Seguem informações sobre cirurgia plástica no nariz para ajudar vocês. Porém, não realizamos mais rinoplastia.
Informações práticas:
- Duração média da cirurgia: 2-3h.
- Tipo de anestesia: Local com sedação ou geral.
- Tempo de internação em uma evolução normal: 12-24h.
- Tempo de recuperação para as atividades básicas do dia a dia: 1 semana.
- Preço de rinoplastia: veja aqui.
- Fotos antes de depois de rinoplastia: veja aqui.
O que é?
Rinoplastia é a cirurgia para modelar o nariz adequando-o às proporções da face pois ele é um dos pilares centrais para equilíbrio e harmonia do rosto.
Como é realizada?
De maneira geral, as incisões são feitas por dentro do nariz associadas ou não a uma pequena incisão na columela (pequena ponte que divide as narinas), normalmente pouco perceptível. Segue-se a rinomodelação com raspagem e fratura para abaixar e estreitar o dorso (giba), levantamento e definição da ponta, etc. O procedimento a ser executado vai depender do nariz e da vontade de cada pessoa.
Como é o pós-operatório?
Os pacientes submetidos à rinoplastia devem guardar repouso relativo, ou seja, podem andar normalmente porém evitar atividades físicas intensas nas primeiras semanas. Deve-se dormir inicialmente de barriga para cima, o que pode ser um pequeno transtorno. A maioria dos pacientes não se queixa de dores no local da cirurgia, apenas edema e equimose (roxo) que desaparece completamente após 1-2 semanas. É necessário evitar sol e uso de óculos por algumas semanas.
O que esperar de resultado?
O objetivo da rinoplastia é deixar o nariz em harmonia com o rosto. Então, o resultado a ser esperado é um embelezamento do nariz e da face. O resultado específico de cada nariz é discutido com cada paciente de acordo com a necessidade de cada um. Vale lembrar que a regressão do edema é lenta e considera-se resultado definitivo de rinoplastia apenas após 1 ano.
Quais são os riscos?
Os riscos gerais de todas as cirurgias variam de acordo com as características de cada pessoa: idade, peso (IMC), comorbidades (problemas de saúde), uso de medicamentos, drogas, tabagismo, fatores genéticos,... e serão explicados na consulta presencial justamente por causa desta variação. Os riscos específicos mais importantes são: sangramento, obstrução nasal, deslocamento de enxertos, hematoma de septo nasal.